“Tudo começa no currículo” – Entrevista com Rafael Quintão
10 outEntrevistamos um dos nossos ex-colaboradores e hoje palestrante Rafael Quintão sobre a influencia do Cedaspy em sua carreira profissional e o comportamento dos jovens que estão em busca de uma vaga de emprego.
Hoje, com 23 anos e uma boa experiência em sua bagagem, Rafael ministra palestras onde orienta os jovens sobre o atual mercado de trabalho. Através de dicas, interações e muita conversa a informação é passada para o público que se mantem sempre atento e voraz pelo conteúdo passado durante as palestras.
(Clique na imagem para ampliar)
Rafael acredita que o currículo bem estruturado é essencial para a contratação do jovem: “Tudo começa no currículo, passando pela entrevista de emprego até os comportamentos após a contratação”.
Abaixo você acompanha a entrevista e alguns registros de suas palestras:
1 – Nos conte um pouco sobre a sua rotina de palestras
A Palestra Meu Emprego surgiu em 2017 quando deixei o Cedaspy para trabalhar na Câmara Municipal de Embu das Artes. Por lá, percebi uma demanda muito alta de pessoas pedindo de gabinete em gabinete para tirar xerox de seus currículos. Como no módulo de “Produções de Documentos” ou hoje “Office I e II” eu ensinava como produzir um bom CV (Currículo Vitae), decidi transformar aquela aula que eu ministrava em palestra. Começou algo tímido com 40 pessoas no plenário da Câmara, a última edição que fizemos no mesmo local tinha mais de 400. Além da palestra na Câmara de Embu das Artes eu ainda a levo a escolas públicas e privadas, órgãos públicos e afins.
2 – Como surgiu o interesse por trabalhar com jovens?
Eu sempre trabalhei com todas idades, cheguei a ter turmas só de idosos em outras escolas que ministrei aulas (creio que por conta da paciência), porém, o apelo para a formação complementar é mais do jovem então algo que muitos tem medo ou dificuldade (encarar o jovem) eu sempre tive facilidade no acesso e também em prender a atenção deles. A Palestra Meu Emprego, por exemplo, atinge todos os públicos, mas como eu decidi visitar escolas públicas de Embu das Artes para levar a instrução que eu não tive lá atrás, acabei aproximando ainda mais da juventude.
(Clique na imagem para ampliar)
3 – Como o Cedaspy influenciou a sua vida profissional?
Eu vim de escolas com porte menor e grade reduzida, quando fui para o Cedaspy encarei um desafio enorme em ministrar o dobro de módulos ao qual eu tinha costume. Sem falar nas turmas que eram imensas, dinâmicas, mais ágeis e afins. Aquilo fez com que eu tivesse certeza da minha capacidade de reinventar e conquistar. Hoje nas palestras o Cedaspy consta em meus slides como um dos points que passei em minha vida profissional e falo com muito carinho de lá. Por lá também deixei pessoas incríveis que me ensinaram muito!
4 – Qual dica você daria para os jovens que buscam a sua vaga de estágio, jovem aprendiz…?
Primeiro ter um bom currículo, isto em questão estrutural. Fazê-lo da forma correta (http://palestrameuemprego.com/index.php/modelo-do-curriculum/). No mercado de trabalho não existe segunda impressão, somente primeira e está primeira não é dada frente a frente, e sim através do currículo. Veja: Se você faz seu CV em uma Lan House, geralmente eles copiam, colam e trocam apenas informações pessoais, daí digo: Se o seu currículo estiver igual ao meu, o que difere você de mim? Você até pode ser um profissional melhor do que eu, mas se o CV estiver igual, nada de diferente, somos iguais. Segundo momento da entrevista: Antes de ir para a entrevista busque ler perguntas na internet que geralmente são feitas durante a seleção. Vale ressaltar que a entrevista deve ser encarada como uma troca, ou seja, o selecionador precisa de você e você precisa dele, não se comporte como um “coitado” e sim como um profissional.
5 – Nos conte algum caso de jovem que conheceu através das suas palestras e que conseguiu uma vaga de emprego
Diversos casos não só de conquistar a vaga de emprego, mas também despertou a curiosidade em fazer vestibular, entrar em escolas técnicas, interessar-se pela política e assim vai. Isto é gratificante. Além da Palestra Meu Emprego, eu tenho um grupo de 60 jovens discutindo política, isto é incrível. Todos recrutados em palestras. Segue alguns depoimentos: http://palestrameuemprego.com/index.php/depoimentos/
Siga o Cedaspy nas redes sociais: