Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

12 set

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, um dado alarmante e muito preocupante. Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. Pouco se fala sobre a depressão, o suicídio e doenças psicológicas em geral criando muitos mitos e falta de informação sobre o assunto.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que teve início no ano de 2015. A iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria que visa desmistificar o assunto quebrando todos os tabus que ainda existem e trazendo a tona a importância em mantermos um diálogo sobre a depressão, conscientizando e esclarecendo a todos para assim poder mudar essa realidade.

A unidade Cedaspy Nova Iguaçu preocupada com essas questões trouxe para palestras semanais no mês de setembro a psicóloga Rogeria Cruz para um bate papo bem aberto sobre a depressão e os demais temas que a rodeiam com os alunos da escola, sendo que o último encontro será com os seus pais. É importante estar atento aos sinais que os jovens possam nos dar, manter uma aproximação, diálogo e demonstrar apoio são formas de criar um relacionamento saudável com aquele jovem que muitas vezes se encontra perdido.

(Clique na imagem para ampliar)

Mas lembre-se que o melhor caminho é não julgar, diminuir os sentimentos e a fala do próximo. Procure ouvir, dividir experiências e acima de tudo procure por uma ajuda especializada com um psicólogo ou psiquiatra.

LIGAÇÃO GRATUITA – O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção ao suicídio por meio de apoio emocional às pessoas em situação de risco. O CVV tem uma rede de voluntários treinados à disposição de pessoas que querem e precisam conversar. O telefone é 188. As ligações são gratuitas e sigilosas.

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: https://www.setembroamarelo.org.br/

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: