Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Projeto Final conscientiza alunos sobre a importância da reciclagem

02 Maio

Alunos da unidade Lapa (SP) criaram projeto para evitar enchentes

As enchentes são um problema recorrente em algumas cidades brasileiras. Todos os anos, entre os meses de dezembro e abril, os noticiários são tomados por problemas relacionados a inundações de ruas e casas. As fortes chuvas são um fenômeno comum na natureza, mas as enchentes são intensificadas pela ação humana e, quase sempre, poderiam ser evitadas. Pensando nisso, um grupo de dez estudantes da unidade Lapa, em São Paulo, criou o Ciclo da Natureza, uma forma de conscientizar outros alunos sobre a importância de evitar as enchentes.
O programa, que foi apresentado como Projeto Final do curso, teve o intuito de alertar os colegas de sala sobre o elevado índice de poluição causado tanto pela falta de consciência por parte da população que joga lixo nas ruas quanto pela ineficiência de sistemas de coleta de lixo ou reciclagem.

Para criar o Ciclo da Natureza, o grupo pesquisou sobre vários tipos de reciclagem, lixo acumulado, coleta seletiva e o que poderia ser feito para evitar as enchentes. Também foram entrevistados moradores da Lapa, bairro onde a escola está localizada e que sofre com as enchentes. Os moradores dessa comunidade fizeram um abaixo-assinado para a criação de uma rede de reciclagem na região, preocupados com a situação do lixo produzido no bairro. A pesquisa revelou que 38,9% dos entrevistados não ajudam em reciclagem e 41,7% não reciclam o lixo de suas casas.
Para a aluna Eduarda Sousa, integrante do grupo, realizar o trabalho foi muito importante, pois é um assunto que atinge milhares de pessoas anualmente e pode ser evitado com atitudes simples. “Eu não conhecia muito sobre o assunto porque nunca passei por uma enchente, mas, ao pesquisar sobre o tema, percebi que é algo que atinge muitas pessoas e é importante falarmos sobre isso”, disse.

Além de aprender mais sobre o tema do projeto, Eduarda também aprendeu a trabalhar em grupo. “Eu não gostava de fazer trabalhos em grupo, mas nos unimos e conseguimos fazer um bom trabalho”, conta.
Agora, o grupo aguarda para saber se o projeto foi aprovado. Ansiosa para a formatura do curso e para colocar em prática o que aprendeu, Eduarda faz um balanço da experiência de estudar no CPS: “Eu fiquei muito feliz de concluir o curso e de fazer o Projeto Final com o professor Felipe, que foi quem me ensinou a maior parte das coisas que eu sei. Estudar no Cedaspy foi maravilhoso, uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida”, conclui.

Legenda da foto: Os alunos Alessandra, Beatriz, Douglas, Eduarda, Elica, Emilly, Jeferson, João Vitor, Luiz Emanoel e Ray Douglas apresentando o trabalho.

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: