Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

O poder da mulher nordestina

05 fev

Sertaneja da Bahia é heroína em game de produção brasileira

O local é o sertão nordestino, com a presença da vegetação típica da caatinga –bioma encontrado apenas no Brasil. No centro da narrativa está Cícera, uma mulher negra, que vive na Bahia do Século 19. Em suas missões, Cícera ajuda sertanejos locais a lidar com a seca, transitando por paisagens duras, mas deslumbrantes. Esse é o cenário de um dos principais games brasileiros de 2019, chamado Árida.

Criado e desenvolvido por uma equipe baiana, o jogo diverte ao mesmo tempo que educa, conscientiza e desconstrói estereótipos. Árida mistura aventura com elementos de sobrevivência e exploração, além de servir como uma plataforma de reconhecimento à comunidade que ali vive.

A intenção inicial dos criadores do jogo era ambientar a história na região de Canudos, interior da Bahia, durante o confronto armado entre o Exército Republicano e os integrantes do movimento popular liderado por Antônio Conselheiro. No entanto, após diversas pesquisas, os desenvolvedores decidiram agregar diferentes simbolismos de outras regiões do sertão nordestino à história, com o apoio de historiadores e especialistas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A trilha sonora e os recursos visuais valorizam a arte regional, contextualizando elementos típicos da região, como a vegetação. Para os criadores, o jogo pode ser um bom entretenimento para qualquer um, mesmo para quem não é do Brasil. O objetivo deles era discutir os estereótipos, dando voz aos anônimos do sertão. Outro grande destaque é a presença de uma mulher negra como protagonista, escolha importante em tempos de discussões sobre representatividade.

Árida será uma franquia, dividida em quatro episódios. O jogo levou dois anos para ficar pronto, e, em 2017, foi selecionado por edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que investirá R$ 250 mil para a criação dos dois últimos episódios. O primeiro deles será lançado dentro de algumas semanas, quando ficará disponível em uma plataforma de jogos, para computadores. A partir do segundo episódio, a intenção é expandir o game para consoles.

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: