Novo perfil do jovem empreendedor
03 junGeração Z levou os negócios para o ambiente online e revolucionou a forma de empreender em todo o mundo
A Geração Z, formada por quem nasceu a partir de 2001, é conhecida por ser nativa digital, muito familiarizada com a internet, compartilhamento de arquivos e smartphones. Está conectada o tempo inteiro, via desktop ou celular, e sua personalidade é dominada pela compreensão e abertura social às novas tecnologias.
Essas características, unidas ao perfil empreendedor do jovem brasileiro, torna o grupo responsável por 8% dos negócios no País, segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo traça o perfil do jovem empreendedor brasileiro e indica que um em cada três empresários (32%) cultivava a ideia de empreender antes de completar 18 anos.
O número é significativo, pois essa geração será responsável pela economia brasileira nos próximos anos. Um dos ramos que se destacam entre este público são as lojas online e o uso das redes sociais como plataformas de divulgação. Essa alternativa é ideal para quem está começando, como Andriel Meireles, estudante de publicidade e propaganda e ex-aluno do CPS.
Em 2017, quando estudava na unidade Pinheiros, Andriel montou o projeto de uma empresa online de serviços gráficos e pós-produções audiovisuais para o trabalho de conclusão do curso. “Na época, minha ideia foi apresentar um projeto que pudesse se tornar real no futuro”, afirma o estudante, que hoje divide seu tempo entre a faculdade, sua atuação em uma agência de comunicação e seu trabalho como empreendedor nas horas vagas. Andriel já reúne clientes pessoas físicas e jurídicas e pretende investir futuramente no negócio.
A história do estudante confirma outro dado levantado pelo Sebrae: cerca de 33% dos empresários de até 24 anos fizeram alguma capacitação antes de empreender. No CPS, Andriel teve acesso a módulos como Desenvolvimento de sites e Plataforma Web II, que ensinam os melhores recursos para vendas e divulgação de marcas ou produtos.
Siga o Cedaspy nas redes sociais: