Educação Positiva – Um novo olhar para o ensino
21 junVocê já ouviu falar na Educação Positiva? Melhorar a qualidade das nossas aulas, proporcionando uma melhor experiência aos alunos é o nosso grande objetivo. Sendo assim, a Educação Positiva pode ser uma grande aliada nesse desafio. Se você está se perguntando como, continue lendo e descubra com a gente.
Um dos nossos professores e coordenadores, que é Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estudante de Psicologia que está no 6º período e desde 2006 trabalha com ensino, o Rodrigo Ferreira do Cedaspy Contagem nos conta um pouco de como unir essa ferramenta que é a Educação Positiva ao ensino dos alunos.
Através desse aprendizado positivo que é um educar voltado para o afeto, para a compreensão e da troca de conhecimentos na sala de aula, quebramos o paradigma que o professor é o “sabe tudo”, o detentor do conhecimento. Passa a existir um troca, um equilíbrio e o despertar da consciência do aluno de que determinados comportamentos não são adequados e que ele deve desenvolver os seus pensamentos de maneira correta, elevando a sua autonomia, autoestima e conhecimento.
Outro ponto a ser destacado segundo o professor Rodrigo é que na Educação Positiva não devemos punir o aluno quando ele apresentar um comportamento que não seja adequado, pois assim ele se sentirá limitado e será gerado um sentimento de revolta. Seguindo os preceitos da Educação Positiva, o aluno deve ser motivado a entender o porquê que aquilo foi errado, refletir, pensar de maneira crítica e chegar a um equilíbrio dentro de sala. Lembrando que não podemos confundir essa disciplina positiva com algo permissivo, que deixe o aluno fazer o que ele quiser.
Veja abaixo um exemplo:
Baseados na educação positiva temos um novo pensamento, deve-se mostrar ao aluno que aquele comportamento deve ser modificado. Em sala de aula prezamos em ensinar ao aluno que existe um limite a ser respeitado, que viver em sociedade é saber que devemos obedecer a algumas regras de forma consciente e por consequência melhorar tanto o seu aprendizado dentro da sala de aula como o seu relacionamento com as outras pessoas.
Respeito sem medo, respeito por entendimento e não por obrigação.
Siga o Cedaspy nas redes sociais: