Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Erros de português no currículo eliminam candidatos de processo seletivo

02 Maio

Veja como evitar os equívocos gramaticais mais comuns e aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada vaga

Ter um currículo atualizado, bem preenchido e atrativo para o mercado de trabalho é muito importante para participar de um processo seletivo. As empresas buscam profissionais cada vez mais completos e versáteis, e usam como linha de corte o uso correto da língua portuguesa. Por isso, erros gramaticais no currículo podem fazer você perder chances de conquistar a vaga. Saber se comunicar bem é fundamental, tanto na fala quanto na escrita, habilidades indispensáveis para quem almeja construir uma carreira de sucesso.

Uma pesquisa realizada pelo NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios descobriu que 50,3% dos participantes que estão à procura de um emprego não seriam aprovados nas entrevistas por causa dos erros de português. Outra pesquisa realizada pela empresa de recrutamento online Catho mostra que, para 34% dos recrutadores entrevistados, os erros no uso do idioma são o principal motivo para a eliminação de candidatos em processos seletivos.
Cometer erros de português no currículo ou na entrevista de emprego é a forma mais comum de perder pontos com o entrevistador. Esses tropeços passam a impressão de que você não tem domínio da língua portuguesa e poderá cometer algum erro enquanto estiver conversando com um cliente, por exemplo, ou até mesmo falta de atenção e de interesse.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado nos Estados Unidos, mostra que apenas dois erros de digitação no currículo são suficientes para o candidato ser desclassificado em um processo seletivo. Por isso, é extremamente importante revisar o documento antes de enviá-lo aos recrutadores, para não queimar suas chances de contratação.

Erros de ortografia, plural, concordância, pontuação e regências nominais e verbais são alguns exemplos que podem arruinar o seu currículo.

Conheça a seguir os cinco principais erros de português que você deve evitar:

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: