Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Como superar um retorno negativo de entrevista

03 out

Avaliar o próprio desempenho é fundamental para crescimento e melhorias pessoal e profissional

Conseguir uma entrevista de emprego é um passo importante e cria muita expectativa sobre a contratação. Porém, essa não é uma garantia de conquista da vaga. “Eu gosto de passar aos alunos que uma entrevista pode ser comparada a um casamento. São diversas ações e detalhes que culminam em um resultado muito bom ou ruim”, explica Cleyton Luiz Rodrigues, coordenador de ensino da unidade Lapa (SP).

Em caso de resposta negativa de uma entrevista, algumas atitudes podem ser tomadas. “Pedir um feedback ao entrevistador é sempre uma boa ideia, pois mostra proatividade e, em último caso, pode até conceder a vaga de emprego. Se houver a possibilidade de verificar quem passou, também é interessante, pois é possível identificar o que a pessoa fez de diferente que chamou a atenção do recrutador”, aconselha o coordenador.

Você ainda pode fazer uma autoavaliação e pensar no que poderia ter feito melhor e o que gostaria de melhorar na sua postura. Aspectos como pontualidade, vestimenta, clareza na hora de falar e como expôs suas ideias e experiências podem ser levadas em consideração para ir bem em futuras oportunidades. O coordenador destaca que fazer um curso de teatro é uma ótima opção para os mais tímidos. “Ensina postura, dicção e diminui a vergonha, o nervosismo e a insegurança dos jovens. Existem cursos gratuitos e de curta duração que podem ser feitos”, explica Cleyton.

O “não” pode ser decepcionante, mas o coordenador garante que só assim se adquire experiência. “Não pode ter medo de errar e corrigir os erros. É normal não passar em uma entrevista. Porém, não pode desanimar, pois só com a experiência conseguimos enxergar os nossos erros e corrigir aquilo que é necessário. Nenhuma experiência é em vão”, finaliza.


(Clique na imagem para ampliar)

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: