Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Como gravar um currículo em vídeo

01 ago

O novo formato está se popularizando e transformando o mercado de trabalho

O currículo em papel virou passado. Ainda que seja a forma mais comum de se candidatar a vagas de emprego, a tecnologia ocupou esse espaço e está transformando a forma como os processos seletivos são conduzidos pelas empresas.

Uma das inovações que a tecnologia proporcionou foi o videocurrículo. O formato ainda é novo no Brasil, mas está se popularizando principalmente em processos seletivos com muitos candidatos. Esse recurso é adotado para atrair pessoas com perfis mais compatíveis com a vaga aberta, além de reduzir tempo e custo investidos na busca por novos colaboradores.

O videocurrículo é uma produção audiovisual do candidato, na qual ele deve descrever suas habilidades e experiências profissionais, objetivos de carreira e pretensões para o futuro. Os vídeos devem ser breves, gravados em locais tranquilos e com uma boa captação de som e luz.

É importante evitar erros de português e o uso de gírias. A postura também é avaliada. O ideal é contar sua história e experiências com leveza e segurança, como se estivesse conversando com a câmera. Uma dica importante é evitar ler o currículo em papel, já que a empresa já possui essas informações e não precisa que sejam repetidas. O formato em vídeo ajuda os recrutadores a identificar atributos importantes, como criatividade e fluência verbal dos candidatos.

Por serem gravados, os videocurrículos deixam o candidato mais confortável para regravar quantas vezes forem necessárias, até que tenha um bom conteúdo para enviar para a empresa. É recomendado treinar algumas vezes o que falar, assim evita-se que o conteúdo fique repetitivo e o candidato se sente mais confiante para transmitir a mensagem, pois já se acostumou com o que falará.

Confira algumas dicas do Cedaspy para gravar um vídeo currículo eficiente:

(Clique na imagem para ampliar)

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: