Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Como conseguir um estágio com o LinkedIn

05 mar

Você precisa ser paciente e determinado para conseguir encontrar uma vaga de estágio no LinkedIn. Assim, quando surgir, há grandes chances de ela ser a oportunidade ideal para o seu perfil. A maior rede social profissional do planeta é feita de relacionamentos — que levam tempo para se desenvolver, amadurecer e dar frutos.
Quer descobrir como conseguir a sua vaga? Reunimos algumas dicas para te ajudar a dar o pontapé inicial em sua carreira com a ajuda da rede.

 

Confira algumas dicas de como conseguir um estágio com o LinkedIn:

 

Escolha bem a sua foto do perfil
Coloque todo o seu conhecimento e toda essa familiaridade com as redes sociais para construir um perfil realmente atrativo para recrutadores. Mas a lógica do LinkedIn é bem diferente de plataformas como Facebook, Instagram ou Snapchat: você precisa fazer um perfil que realce o seu lado profissional.
A foto de perfil é fundamental para isso. Uma imagem de perfil adequada garante até 21 vezes mais visitas ao seu perfil e 9 vezes mais pedidos de conexão, segundo estatísticas oficiais da rede social.

 

Capriche na sua descrição
Os recrutadores buscam candidatos por palavras-chave no LinkedIn, por isso é fundamental constuir o seu perfil com o maior número possível de informações sobre você. Localização, área de formação, habilidades e instituições de ensino são alguns dados básicos que não podem faltar.
Jovens ainda têm pouca ou nenhuma experiência profissional, mas isso não é um problema: a dica é incluir trabalhos voluntários, intercâmbios, idiomas, certificados e trabalhos de faculdade que tiveram boas notas.

 

Siga os recrutadores
Sonha em estagiar em uma determinada empresa? A dica é seguir a página oficial da companhia no LinkedIn para ser informado sobre a abertura de vagas, além de conhecer sua rotina, sua cultura e seus valores. Esse conhecimento é valioso para eventuais processos seletivos, já que estar “afiado” sobre a empresa conta muitos pontos com os recrutadores.
Para pesquisar vagas, use os filtros do site para personalizar a busca de acordo com o seu perfil. Uma dica dos estagiários do LinkedIn é ativar o recurso “Candidatos abertos a oportunidades”para fazer com que os headhunters saibam que você está disponível.
Foi chamado para uma entrevista? Analise com cuidado o perfil do recrutador no LinkedIn e veja o que vocês têm em comum. Quando se encontrarem presencialmente, vale bater um papo sobre experiências, interesses e conexões em comum. Além de “quebrar o gelo”, isso pode deixar uma boa impressão de você como candidato.

 

Use a faculdade para obter contatos interessantes
Conseguir uma oportunidade profissional depende de muito networking. Mas como mobilizar a sua rede se você ainda não teve tempo de carreira para construir uma? Uma possibilidade é usar o LinkedIn para começar a montar a sua rede de conexões, a começar por colegas de sala, mentores, professores e orientadores da instituição em que você estuda.
Outra dica é acessar a página oficial da sua faculdade no LinkedIn, e explorar o recurso “Visualizar ex-alunos”. Lá estão pessoas que estudaram na sua universidade e que têm conexões em comum com você. Você pode ver onde elas trabalham, como chegaram lá e acompanhar suas atualizações, além de enviar solicitações de conexão.
Também vale aceitar sugestões do próprio LinkedIn para expandir a sua rede. Por outro lado, se você buscar conexões ativamente, personalize suas solicitações com mensagens de apresentação para que as pessoas se lembrem de quem você é.

Em resumo:

Boa sorte! 🙂

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: