Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Barba, tatuagem e piercing: use com moderação

01 jul

Antes da entrevista de emprego, pesquise a empresa para conhecer sua cultura organizacional

A primeira impressão é a que fica. O velho ditado ainda é bastante considerado quando o assunto é entrevista de emprego. Se você foi chamado para uma conversa, quer dizer que já superou diversos outros candidatos. Então, prepare-se para o momento! Sua apresentação pessoal e comportamento valem muitos pontos, mas, se você usa barba, piercing ou tem tatuagem, precisa saber se seu estilo é adequado à vaga.

O meio corporativo vem se tornando mais flexível nos últimos tempos. Os profissionais com estilo mais despojado passaram a ser bem aceitos, porém o bom senso ainda impera. Antes de mais nada, é preciso entender o perfil da empresa e sua cultura organizacional. Como os funcionários se vestem? É uma companhia tradicional ou mais informal? Permitem roupas casuais, acessórios diferentes, cabelos coloridos? Startups e agências de marketing e comunicação, por exemplo, têm esse perfil. Já empresas tradicionais, como escritório de advocacia ou companhias do setor financeiro, costumam ser mais formais.

“É fundamental conhecer a empresa para a qual se quer trabalhar e entender se há tolerância para estilos mais despojados ou se a cultura é mais conservadora. Em qualquer caso, é preciso avaliar se vale a pena abrir mão do perfil pessoal ou se o melhor é procurar outra oportunidade. Ao arriscar-se, o candidato pode ter dificuldade de adaptação se anular as características pessoais não toleradas”, afirma Rafael Yorck, coordenador de ensino do CPS Copacabana.

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: