Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

10 gafes que você não pode cometer
numa entrevista de emprego

02 set

Cometer estes erros pode eliminar o candidato do processo seletivo

A entrevista é um momento importante no processo de seleção para uma vaga de emprego. Ter um bom currículo, recomendações e uma boa apresentação pessoal somam pontos positivos ao seu favor, mas não são suficientes para garantir a vaga. Nesse momento, seus movimentos são observados e avaliados pelo recrutador, e o seu desempenho durante a entrevista pode decidir se você continuará na disputa ou será eliminado do processo seletivo.

“O candidato deve ter jogo de cintura, responder às perguntas do recrutador adequadamente e vender bem a sua imagem, suas habilidades e conhecimentos”, conta Tiago de Oliveira, coordenador da unidade Joinville (SC).
Listamos 10 gafes que você não pode cometer durante a entrevista de emprego para ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga:

Essa atitude passa a imagem de uma pessoa imatura, que guarda rancor e não sabe reconhecer o que aprendeu em experiências anteriores. Mesmo que você tenha tido problemas em outros trabalhos, não os mencione durante essa etapa.

A entrevista é um momento importantíssimo e é preciso se concentrar para participar dela focado no seu futuro profissional. Não atenda o celular, não mande mensagens ou fique com fones de ouvido. Esses comportamentos demonstram descaso com o entrevistador.

Pense sempre antes de falar. Para isso, é importante se preparar para a entrevista. Não trate o entrevistador como um amigo. Mesmo que a entrevista seja descontraída, a conversa deve seguir a linha profissional.

Pesquise sobre a empresa, o mercado e a sua área de atuação. O desinteresse em buscar mais informações demonstra falta de iniciativa e causa um efeito negativo na sua imagem. Mostre que você conhece a empresa e que poderá agregar valor.

Não chegar no horário combinado passa a impressão de desleixo, falta de interesse e de planejamento. Teve um problema no trajeto e vai se atrasar? Ligue, informe sobre o atraso e peça desculpas.

Sua expressão corporal é importante para demonstrar interesse pela vaga. Desenvolva suas respostas, fale com o tom de voz adequado e evite respostas monossilábicas (“sim” e “não”, por exemplo). Se você demonstrar uma postura e tom de voz desleixados e cansados, isso transmite não estar interessado na vaga e no trabalho.

Olhar nos olhos é importante no momento da entrevista. Através do olhar passamos informações que não são ditas de forma oral, tanto como sinceridade, motivação ao falar de projetos quanto inseguranças, receios, mentiras, entre outras. Manter contato visual também demonstra segurança e que você está confortável naquela situação.

Saiba separar problemas pessoais e profissionais. Nesse primeiro contato com a empresa, evite falar sobre questões familiares, como falta de dinheiro, por exemplo. Essa atitude passa uma imagem negativa e pode indicar que você leva problemas pessoais para resolver no trabalho.

As empresas buscam colaboradores que sabem o que querem. O profissional que não tem perspectiva raramente consegue enxergar o valor que pode agregar à empresa e o que a empresa pode acrescentar em sua vida profissional.

A entrevista é um momento para vender sua imagem, por meio de habilidades e conhecimentos. Não saber responder a perguntas como “”Quais são seus pontos fortes?” ou “Comente sobre pontos que você sente que precisa melhorar” demonstra deficiência em planejamento, preparo, cuidado e falta de autoconhecimento.

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: