Isolamento domiciliar, oportunidade para estudar!
30 marEm tempos de pandemia de COVID-19, Cedaspy oferece ensino a distância. Confira dicas e experiências de quem já está assistindo as aulas de casa
Prestes a completar um ano como aluna do Cedaspy, Samile Rodrigues se prepara para viver uma experiência diferente como estudante. Aluna da unidade de Copacabana, no Rio de Janeiro, ela trocará os encontros presenciais com os colegas e professores por aulas pela internet. A opção de Ensino a Distância foi a alternativa encontrada pela unidade para proteger estudantes, docentes e funcionários durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Com a escola fechada desde o dia 17 de março, estudar em casa virou a solução para manter o conteúdo em dia.
Logo no dia seguinte à paralisação das atividades presenciais, a unidade de Samile convocou os alunos para uma aula experimental. Teste de conexão, de vídeo e de áudio – tudo funcionando para o professor Rafael York começar a passar o conteúdo em tempo real, como se estivesse ali dentro da casa dos alunos. “Temos professores que sabem se expressar e que explicam muito bem, será fácil se adaptar”, conta Samile.
Para facilitar a adesão dos estudantes, o professor Rafael York vai compartilhar o link para as aulas no Google Sala de Aula e em um grupo que criou com estudantes no WhatsApp. O link direciona os alunos para um canal no Youtube onde a live é transmitida. O melhor, para Samile, é que o conteúdo continua disponível na plataforma mesmo após o fim da aula. “Quem perder alguma explicação vai poder voltar e assistir de novo”, diz a aluna.
Enquanto vai passando o conteúdo, o professor fica atento ao chat para responder as dúvidas enviadas pelos alunos. “Funciona mesmo para aqueles que, como eu, gostam de fazer muitas perguntas”, diz Samile. A ideia é que as aulas online aconteçam nos mesmos dias e horários das aulas presenciais ministradas na unidade.
Mesmo com as facilidades da tecnologia, Samile alerta para alguns desafios de assistir às aulas estando em casa. O principal, para ela, é manter o foco para vencer algumas distrações, como conversar com a família, invadir a geladeira ou mexer no celular. “Tento desligar a TV, deixar o smartphone de lado e colocar um fone de ouvido para me concentrar e ter disciplina”, sugere a estudante.
A Samile também gravou um recado para o Blog do Cedaspy com algumas dicas para você tornar o seu aprendizado a distância mais produtivo:
Siga o Cedaspy nas redes sociais: