Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Cedaspy realiza aulas de robótica de olho no futuro

06 ago

A automatização das atividades cotidianas, em empresas e fábricas cresce cada vez mais. Tais processos deixam de ser manipulados apenas por mãos humanas para serem processados por máquinas, mas que necessitam de pessoas para fazerem esses robôs funcionarem. Para isso, é preciso aprender sobre a robótica.

Conversamos com o coordenador Tiago Silva da escola Cedaspy Venda Nova sobre a implementação das aulas de Robótica na grade curricular do curso. Acompanhe abaixo as perguntas feitas ao coordenador:

1 – Como surgiu a ideia de implementar as aulas de robótica na escola?
Foi uma iniciativa do Diretor de Ensino Celso Alencar. Ele nos indicou alguns cursos, e nós buscamos a capacitação adequada para darmos início as aulas.
2 – Qual é a importância do ensino da robótica para crianças e adolescentes?
Este Módulo foi planejado especialmente para quem está começando no mundo da Robótica e cultura Maker.
3 – Quais são as vantagens pedagógicas da robótica?
O módulo de Robótica aprimora a capacidade de resolver problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes.
4 – Quais as áreas de atuação da robótica que o aluno poderá ingressar ao fazer o curso?
Existem muitas áreas nas quais a robótica pode se desenvolver, podendo ter inúmeras aplicações no nosso dia a dia. As principais são:
Inteligência Artificial;
Manutenção de zonas urbanas (Ex.: Limpeza de ruas e esgotos, detecção de falhas em sistemas de saneamento, recolha de lixo, etc.);
Biônica (Próteses robóticas);
Transporte (Sistemas de transporte automatizados).
5 – Quais habilidades e conhecimentos serão adquiridos e desenvolvidos através do curso?
Além de gerar a melhoria no desempenho em matérias do ensino regular, buscam também a valorização do estudante no mercado de trabalho e a continuidade dos estudos na área tecnológica, além de valorizar o trabalho em equipe e o senso de liderança.
6 – Por fim, o que você pode nos dizer sobre as aulas até o momento?
Abrimos inscrições para toda a unidade, foram mais de 600 inscritos de ambos os sexos e de várias idades. Estamos com 2 turmas de 20 alunos com frequência média de 98% e com mais de 100 alunos em lista de espera. Os alunos já desenvolveram vários projetos, incluindo semáforos amigáveis para surdos, cancelas automatizadas com sistema de alerta e lâmpadas inteligentes que acendem somente quando programadas ou ambientes escuros. A satisfação dos alunos é nítida na forma como reagem ao finalizar o projeto e vê-lo funcionando, tirando fotos e publicando nas suas redes sociais.

Abaixo confira alguns registros das aulas na prática:

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: