Blog
Cedaspy

Tudo o que acontece no Cedaspy, você fica sabendo por aqui. Notícias, eventos, cursos, acontecimentos e muito mais. Fique ligado!

Alimente seu cérebro

01 jul

Nutrição adequada melhora a concentração e o raciocínio do estudante antes e na hora de uma prova importante

A rotina de estudos vai além da revisão do conteúdo e da resolução de exercícios. A alimentação tem se tornado, cada vez mais, um dos principais fatores que exigem atenção dos estudantes.

“Estudar, raciocinar e aprender são possíveis graças à nossa capacidade intelectual, movida por um complexo sistema neurobioquímico. Logo, para ir bem em uma prova, não basta apenas ficar horas estudando. É preciso ter células e mediadores químicos funcionando de forma adequada”, afirma Adriano Aranome, biólogo mestre em Patologia Experimental e consultor de carreira do CPS.

Um estudo recente da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, demonstrou que alguns estímulos podem aumentar os níveis de cortisol, hormônio diretamente ligado à resposta do corpo ao estresse, levando à melhora na memorização. O café é um deles. A bebida desperta, é ótima para a concentração e ajuda quem passa um bom tempo estudando. Entretanto, é preciso ter cuidado com a quantidade – ingerir muito café pode surtir um efeito negativo nos estudos, causando agitação e ansiedade.

Não gosta de café? Tome chá preto, composto por cafeína, para manter o foco, e L-teanina, um aminoácido que induz o relaxamento sem causar sonolência. Ou seja, é também uma ótima opção para ser ingerida antes de uma prova importante. “Alimentos como melancia, beterraba, linhaça e maçã são ricos em antioxidantes e outros compostos benéficos e formam um grupo potente de nutrientes para proteger as células e proporcionar o correto funcionamento do cérebro”, completa Adriano.

Vale lembrar que, se você estiver habituado a consumir estes alimentos, não os experimente na hora do teste. O organismo precisa de tempo para se acostumar. Então, antes de uma avaliação, opte por refeições leves, com frutas, verduras e legumes ou uma vitamina. Evite alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras, pois podem causar sonolência ao fornecer uma grande quantidade de energia para a célula.

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais: